11 outubro 2007

Welcome to the Social Music Revolution

É frequente, ao longo das aulas do mestrado que estou a frequentar, ouvir exemplos de situações de marketing que resultam de processos de Business Intelligence genéricos. Um desses exemplos é o modelo de sugestão de compras da Amazon.



Ora, um modelo conceptualmente semelhante ao da Amazon - aliás, estou convencido de tratar-se do mesmo modelo mas com certas nuances, mas já lá vamos - só que restrito à 1ª arte, que nos sugere músicas para ouvirmos é uma maravilha!



Essa maravilha chama-se Last.fm!!!



O utilizador insere uma semente no motor de "busca" do Last.fm e automáticamente, o computador começa a tocar música de autores ou géneros de música considerados semelhantes ou próximos da semente. Através do feedback dado pelo utilizados, que vai classificando as músicas que vai ouvindo, vai "ensinado" o Last.fm sobre as suas preferências. Deste modo, a "máquina" vai personalizando a playlist à sua medida. O motor desta máquina chama-se Audioscrobbler e pode-se saber um pouco mais dele em http://www.audioscrobbler.net/



Voltanto ao dedo da Amazon no Last.fm, é dada a hipótese do ouvinte comprar os discos dos autores das músicas que estão a tocar, uma vez que o player do Last.fm disponibiliza links para a Amazon.com.



Concluíndo, o Last.fm é um excelente exemplo de como o Marketing pode ser generoso para a comunidade.



Welcome to the Social Music Revolution

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