31 maio 2006

Campanha de Identificação de Pontos Negros nas Estradas

Está em curso uma nova campanha de identificação dos "pontos negros" das nossas estradas. Os organizadores da campanha afirmam que a camapanha anterior alcançou resultados "muito positivos".

A nós, utilizadores das estradas, cabe a tarefa de contribuir com a indicação de situações que consideremos ser alvo de negligência ou irresponsabilidade das autoridades competentes.

A participação na campanha poderá ser efectuada através de http://www.deco.pt/ ou de http://www.aca-m.org/.

26 maio 2006

Investigadores desvendam enigma do ovo e da galinha

Um investigador, um filósofo e um avicultor acreditam ter desvendado um dos mais velhos e populares enigmas da humanidade: saber o que surgiu primeiro – o ovo ou a galinha, segundo a edição de 26 de Maio do diário britânico "The Times".

A resposta para os pensadores e o avicultor é inequívoca: primeiro foi o ovo.
O argumento é que o material genético não se transforma durante a vida do animal, pelo que a primeira ave que no decorrer da evolução se transformou no que hoje chamamos de galinha existiu primeiro como embrião no interior de um ovo.

Para John Brookfield, especialista de genética evolutiva da Universidade de Nottingham (Inglaterra), a questão é bastante clara. O organismo vivo no interior do ovo tem o mesmo ADN que o animal que nascerá, pelo que «a primeira coisa viva que podemos qualificar sem receio de equívocos membro dessa espécie é o ovo».

David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King´s College londrino, concorda com o seu colega: a primeira galinha saiu de um avo, e é um erro pensar que o primeiro ovo de galinha foi uma mutação produzida por pais de outra espécie.
«É um ovo de galinha se no seu interior estiver uma galinha», disse Papineau, exemplificando: «Se um canguru pusesse um ovo e dele saísse uma avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru».

O jornal cita ainda Charles Bourns, avicultor e presidente de um organismo do sector avícola, que contribuiu também para o debate: «Os ovos existiam já antes de nascer a primeira ave. Claro que talvez não tivessem o aspecto dos de hoje», concluiu.

18 maio 2006

O Poder da Cerveja na Publicidade


Olhem para a promoção assinalada com a seta...

09 maio 2006

NATO adopta regras de protecção criadas pela Armada Portuguesa

A NATO validou em Janeiro passado, para uso nas forças navais dos 26 países aliados, um conjunto de práticas e procedimentos desenvolvidos pela Marinha portuguesa, para protecção de navios de guerra ou mercantes contra ameaças levadas a cabo por mergulhadores, botes, barcos à vela, lanchas rápidas e outros inimigos.

Estas regras pretendem afastar a hipótese de uma pequena embarcação repetir o atentado contra o USS Cole, no Iémen.

Mais uma vez se demonstra a excelência da nossa Armada, que mesmo sub-apetrechada, dita regras aos nossos aliados.

08 maio 2006

Se queres um melhor Portugal, bebe uma imperial!!!


De acordo com um estudo apresentado hoje, cada português consome, em média, 64 litros de cervja por ano, o que faz que este sector valha 1,5% do PIB e empregue mais de 122 mil pessoas em Portugal.

Para além disso, é um dos sectores da nossa economia onde a produtividade é maior (um exemplo a seguir). Isto porque, cada trabalhador produz cerca de 34 milhões de litros por ano.

O estímulo que o sector representa na Economia portuguesa passa também pelas indústrias dos fornecedores dos produtores de cerveja. Serviços, Media e Marketing, Transportes, Empacotamento, Equipamento e Agricultura são áreas de actividade em que a indústria cervejeira gera muitos milhões de euros e milhares de empregos.

Para além disso, a Unicer quer 50% da cevada utilizada na sua produção seja portuguesa.

Caros amigos, lanço a seguinte campanha de dinamização da nossa economia: «Se queres um melhor Portugal, bebe uma imperial!!!»